Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada



A influência da I.A. sobre o emprego
Uma das grandes ameaças da IA, e que nos deve preocupar, é sobre o emprego.
Apesar de ainda não haver empregos que deixaram de existir pelo advento da IA, este será um problema que os jovens num futuro relativamente próximo irão enfrentar. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) não prevê um futuro sem emprego mas sim grandes desafios para o futuro de trabalho, - (“Ação rápida necessária para as pessoas enfrentarem os desafios da mudança do mundo do trabalho”, OECD, Better Policies for Better Lives, 25/04/2019. Acesso a: 07/06/2019.)

A IA deverá substituir os homens e as mulheres em muitos empregos. Contudo existem diversas competências que diferenciarão os trabalhadores, dando-lhes oportunidade de desempenhar tarefas até em cooperação com a IA. Competências como:
-
Empatia: as máquinas podem interagir com seres humanos num nível básico, mas aquelas não têm a capacidade de reconhecer as emoções, como as mulheres e os homens têm.
-
Pensamento crítico e planeamento: são uma parte importante do desenvolvimento de estratégias fundamentais para o sucesso dos empreendimentos e, no momento, são competências que somente os homens e mulheres possuem.
-
Construir relações duradouras e funcionais: sem empatia, nem a capacidade humana de reconhecer emoções nas expressões corporais, visíveis através do contacto visual, o sorriso..., nem sentido de humor, as máquinas não têm (ainda?) a capacidade de construir relações genuínas, como os seres humanos conseguem.
-
Juízo moral: um ser humano entende o contexto, os fatores influentes e as emoções envolvidas nas ações concretas, considerando tudo isso em juízos baseados num sentido moral inato. Já as máquinas não têm este sentido, nem distinguem facilmente os fatores contextuais relevantes dos irrelevantes em cada caso, etc.
-
Colaboração e trabalho em grupo: é muito difícil para as máquinas, por lhes faltar inteligência emocional, e porque esse trabalho incentiva e requer criatividade e inovação, por funcionários felizes e empenhados.